quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia da democracia


                              
Na sexta-feira do dia 25 de Outubro, foi o Dia da Democracia. Praticamente não houveram comemorações. Pouco foi noticiado. Talvez seja porque a democracia está morta ou ela nunca existiu. 

Você sabe o que é democracia? É o Governo do povo. A soberania popular. Sabe o que é soberania? É o valor máximo de autoridade, ou seja, uma autoridade suprema que não possui nenhum poder acima dela. Sabe o que é popular? Algo que é do povo. Sabe o que é povo? Somos nós. 

Esqueci de dizer que, na democracia, o poder é distribuído igualmente. No nosso caso é em dividido em 3 (Legislativo, Executivo e Judiciário). Concluindo, democracia é a distribuição igual do poder onde nós, o povo, somos soberanos e temos a autoridade máxima na decisão dos rumos de nosso país. 

Realmente vivemos numa democracia? O poder é igualmente dividido? Só existem 3 poderes? Realmente decidimos os rumos de nosso país? A Constituição que é a base da nossa democracia, já que nós demos o poder para nossos representantes criarem regras para manter nossa ordem e progresso, atende a todos? As Leis asseguram os direitos de todos? Não existem diferenças em que alguns, mesmo sendo "povo", tem mais poderes que os outros? Realmente temos o poder de decisão sobre nós mesmos? 
Até para votar, que era pra ser um ato democrático, somos obrigados a fazer. As obrigações que não vem da própria consciência ou da necessidade para manutenção da integridade do homem perante a vida em sociedade, acabam sendo antidemocráticas. Se você é um cidadão e sabe que sua escolha faz parte do seu poder como integrante da população, você vai lá e vota. Não precisa ser obrigado a fazer isso. O voto obrigatório, além de ser antidemocrático, acaba prejudicando a melhor ocupação dos cargos, pois muita gente desenformada acaba votado sem consciência pelo simples fato de ser obrigada a votar. 

No nosso país "democrático", você também é obrigado a servir nas eleições como mesário ou fiscal. O problema não é ser mesário ou fiscal, que é um trabalho importante para o país. A questão é ser obrigado a fazer isso. Se perguntassem ao cidadão consciente se ele gostaria de servir a nação trabalhando nas eleições, ele o aceitaria por saber da importância. Agora obrigar alguém a algo que ele não queira ou não tenha capacidade de fazer, é uma violência, é antidemocrático. 

E sobre o alistamento obrigatório do Exército? Ser obrigado a participar de uma instituição militar? Todos nós sabemos que existem pessoas que adorariam seguir carreira militar, mas também existem pessoas, como eu, que repudiam a vida militar, as idéias militares e as ações militares. É democrático eu ser obrigado a participar de algo que eu repudio? É democrático boa parte dos documentos necessários para a vida na sociedade só poderem ser retirados após a sua "prestação de contas" com a nação? 
Realmente vivemos numa democracia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário